Fotografia de Susana Silva
UM CIGARRO NÃO MATA MAS ...
por Susana Silva - Segunda, 30 Outubro 2006, 10:35

DIA 17 DE NOVEMBRO - DIA DO NÃO FUMADOR -  NO DIA 17, PELO MENOS NESTE DIA, NÃO SE DEVE FUMAR DENTRO DA ESCOLA ? CONCORDAM COM ESTA IDEIA?

SÓ NESTE DIA OU NUNCA DE DEVERIA FUMAR DENTRO DO ESPAÇO DA ESCOLA ?

O QUE A LEI DIZ: Para bem da saúde de todos, fumadores e não fumadores,  na actual lei sobre o tabaco é proíbido fumar nos espaços públicos.

Fotografia de Daniel Peres
Re: UM CIGARRO NÃO MATA MAS ...
por Daniel Peres - Segunda, 30 Outubro 2006, 15:03

sim, concordo com isso!

Fotografia de Carlos Alves
por Carlos Alves - Segunda, 30 Outubro 2006, 15:14

Sim, concordo que no dia do não fumador não deviam fumar!

Fotografia de Rute Santos
por Rute Santos - Quarta, 1 Novembro 2006, 19:15

Sim concordo com esta ideia..até porque fumar nao prejudica só o próprio, prejudica o que está ao lado.. mixed

Qual é a vantagem de fumar? dead

por Susana Silva - Quinta, 2 Novembro 2006, 23:10

Rute, a tua pergunta é interessante... e adorei a cara cinzenta...qual a vantagem de ser fumador? é-se mais adulto (ganha-se mais uns anitos e fica-se a parecer ter 18 ou 19 anos?) a fumar fica-se com estilo ? se é pelo estilo é mais inteligente mudar de perfume, de gel ou de penteado... não concordam ? por exemplo pintar o cabelo de verde... e se o estilo não melhorar pelo menos não prejudica a saúde nem vicia. Conhecem alguém agarrado a um perfume ou a um gel ? 

Respondam à pergunta da Rute: qual a vantagem de fumar? 

A minha pergunta é : quais são as vantagens de não fumar ?

Fotografia de André Anjos
por André Anjos - Sexta, 3 Novembro 2006, 13:15

1 - nenhuma! se kerem fumar comem o cigarro ou um pedaço de alcatrao!

2 - ser saudavel!

Fotografia de Sofia Gonçalves
por Sofia Gonçalves - Quinta, 30 Setembro 2010, 19:11

1º vou responder á pergunta " quais são as vantagens de não fumar?"

- poupa-se dinheiro, os pulmões, a garganta, a língua, etc. (cuida-se da saúde e da carteira)

Agora a pergunta " quais as vantagens de fumar?"

- nenhumas!

Porém eu sou fumadora, e não parece normal eu enumerar vantagens de não fumar, referir que fumar não tem vantagens e no entanto fumar.

Não tem muita lógica mas pensem comigo: vivemos felizmente num país livre (respeitando o próximo), fazemos as nossas escolhas, sabemos minimamente as consequências que nos podem trazer, mas é uma escolha.

Fotografia de Paulo Paulinho
por Paulo Paulinho - Sexta, 3 Novembro 2006, 12:27

ya!!! axo k nao se devia fumar nese dia

Fotografia de Nisia Jesus
por Nisia Jesus - Sexta, 3 Novembro 2006, 12:44

ya concordo com a ideia, pelo menos nesse dia não se deve fumar.

Fotografia de Débora Fernandes
por Débora Fernandes - Sexta, 3 Novembro 2006, 13:04

Não se deve fumar dentro da escola ou recintos fachados. O tabaco pode criar cancro.

O tabaco faz mal á nossa saúde.Também concordo que no dia do não fumador n se deve fumar. 

Fotografia de Sandra Marques
por Sandra Marques - Sexta, 3 Novembro 2006, 13:09

Concordo sim com essa ideia.

Eu acho que deveria haver um espaço especialmente para os fumadores. Assim não prejudicava os não fumadores.  

Fotografia de hugo huguinho
por hugo huguinho - Sexta, 3 Novembro 2006, 13:14

epa na minha opinião axo ke deve xer criado um espaço próprio pós fumadores..i claro xe e u dia du não fumador deveria ser um dia sem fumo..<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Fotografia de Pedro José Estrela
por Pedro José Estrela - Sexta, 3 Novembro 2006, 18:19

na escola não se deve fumar ... nunca.

Um bom começo, pode ser os professores evitarem fumar no recinto escolar. Já era um começo ...

Deviam dar o exemplo ... Não concordam?

Fumar é o mesmo que lamber um cinzeiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fotografia de Nadine Madeira
por Nadine Madeira - Sábado, 4 Novembro 2006, 11:29

xim, pelo menos neste dia a comunidade escolar devia fazer um pekno esforço para não fumar!!

Vantagens?! Não tou a ver alguma, mt pelo contrario, prejudica a saúde!!

Concord plenamente com o pedro poix antes de tudo os professores deviam de dar o exemplo, k nao o faxem!! Como kerem k os alunos deixem de fumar no recint excolar se os professores tb o faxem?!

Fotografia de João Efigénia
por João Efigénia - Domingo, 5 Novembro 2006, 14:08

Epá, a escola é um local publico, e quem fumar dentro do recinto escolar, está a ir contra a lei. Mas também quem faz, por exemplo, downloads ilegais da Internet, está a ir contra a lei. Mas alguém se preocupa com isso? Quem vai contra a lei preocupa-se? Não. A falta de pessoal que verifique se as leis estão a ser cumpridas nota-se.

Mas também, diga-se de passagem, não são só os alunos que fumam na escola. Os professores também fumam, perto da porta do Bloco Novo, e cada vez que tenho TIC, é um sofrimento passar por ali. Mas não se pode mudar a mentalidade das pessoas de um momento para o outro. Quando um dia alguém morrer na escola por causa do tabaco (salvos sejam!), aí sim algumas pessoas vão deixar de fumar.

A minha resposta é NÃO, não se deve fumar na escola, não só no Dia do Não-Fumador, como em nenhum outro dia. Desrespeitamos o nosso corpo e o do próximo, e só demonstra falta de cidadania.

PS. Foi feito um estudo que comprovou que os fumadores passivos (quem respira o fumo dos outros) podem contrair cancro dos pulmões. É só isto.

Fotografia de Cecília de Sá
por Cecília de Sá - Domingo, 5 Novembro 2006, 14:54

Todos nós temos liberdade de escolher se fumamos ou não, o pior é quando essa liberdade começa a interferir com a dos outros. Eu pessoalmente optei por nao fumar e detesto quando o fazem ao pe de mim, prejudicando o meu bem-estar, o problema é da política do "quem está mal muda-se"! o difícil é mudar...

Acho que o dia 17 de Novembro deveria ser aproveitado para a promoção da saúde e da consciência social. Deixemos ao critério de cada um o fumar ou não nesse dia, já que não podemos manipular a consciência alheia... mixed

por Susana Silva - Segunda, 6 Novembro 2006, 10:55

Obrigada Cecília pelo teu contributo: o gráfico é muito importante, pois uma imagem vale mais que mil palavras!

Espero que outras pessoas façam o mesmo; todas as informações e imagens são benvindas!

Fotografia de Iuri Feliciano
por Iuri Feliciano - Domingo, 5 Novembro 2006, 19:53

Pois bem, como aluno do 10º Ano noto que há uma grande afluência ao cigarro (Infelizmente), este é um acto que progedica a comunidade escolar, pois como se sabe o fumo do cigarro prejudica essencialmente os fumadores passivos. Gostaria de dizer ainda que a proibição a esta acção não deve ser apenas exigida aos alunos mas também ao pessoal docente.

Fotografia de claudia denise fernandes
por claudia denise fernandes - Quinta, 9 Novembro 2006, 09:14

Eu sou contra o cigarro! Não fumo e não tenho intenções de fazê-lo. O cigarro não me traz felicidade, antes plo contrário, traz problemas na saúde que podem ser prejudiciais. Qual o interesse de fumar se isso só nos traz consequencias negativas? morto Infelizmente, no recinto escolar, muitos membros da comunidade escolar são fumadores, incluindo professores. Não tenho nada contra, cada um sabe de si. Apenas tenho pena que prejudiquem os que estão ao seu redor.

Já que evitar o consumo de tabaco no recinto escolar é quase impossivel, pelo menos que no dia do Não Fumador nos dêm a oportunidade de respirar um ar mais "saudável" evitando assim o cigarro.

Fotografia de humberto melo
por humberto melo - Domingo, 12 Novembro 2006, 16:03

Eu penso que não só nesse dia mas como em todo o ano não se deiva fumar dentro da escola.

Afinal a escola é um local público, e nos locais públicos temos de respeitar os outros...

E quem quiser fumar pode perfeitamente fumar fora da escola.

Fica aqui a imagem de como vai ficar o vosso pulmão se continuarem a fumar....isto é sério fumar mata mesmo, nao é nenhuma anedota!!!Não sejam estupidos parem de fumar enquanto é tempo.

Fotografia de Patricia Santos Teodorico
por Patricia Santos Teodorico - Quarta, 13 Dezembro 2006, 19:09

Antes de tudo, para que um dia pudessem acabar com o fumar dentro do espaço escolar os professores e funcionarios deviam dar o exemplo, é o que nao o fazem, assim como é que querem que os alunos respeites as ordens de nao fumarem na escola!! Pra mim é igual fumarem ou nao porque nao fumo, e quando me sinto mal ao pe de quem fuma existe espaço suficiente dentro da escola para estar longe do fumo! Isso depende de cada um!
Fotografia de Ana Sofia Rita Rita
por Ana Sofia Rita Rita - Sexta, 7 Dezembro 2007, 19:05

Acho que não se deve fumar em espaços fechados e muito menos no dia do não fumador...................