MPlayer – Versatile Media Player


MPlayer é um leitor multimédia de código aberto para Linux e é um dos que possui suporte à maior quantidade de formatos de arquivos de vídeo. Tem suporte para vídeos em MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, XviD, DVDs, VCDs, Real Audio, MOV, entre vários outros. Suporta também a reprodução de vídeos via streaming RTP e HTTP, além de legendas. Pelo facto de o MPlayer não ter como principal objectivo a reprodução de vídeos via streaming, esse suporte não é configurado na instalação padrão.

O código do MPlayer possui rotinas para tirar proveito da aceleração de placas de vídeo, tornando-o ideal para a reprodução de vídeos que exijam uma maior qualidade. Há também um plugin para navegadores baseados no Mozilla e que permite a reprodução de vídeos dentro do próprio navegador.

As características apresentadas nos parágrafos acima somadas com os prémios conseguidos em conferências por esse leitor, fazem dele o software ideal para reprodução de vídeos para o sistema operacional GNU/Linux.

Algumas distribuições GNU/Linux possuem pacotes prontos para a instalação do MPlayer, no entanto, para tirar um maior proveito das características do hardware aonde ele está sendo instalado, o ideal é que ele seja com**do a partir de seus códigos-fontes.

Vídeo de funcionamento do programa




Última alteração: Sexta, 24 Dezembro 2010, 17:52